segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Escala Maior


Por demanda popular, decidi escrever uma série de lições básicas de teoria musical. Esta lição sobre a escala maior é o primeiro da série. Quando aprender escalas de guitarra, é importante conhecer a teoria da música atrás da mãe de todas as escalas musicais: a escala maior.
Aqui estão alguns dos princípios básicos que precisamos saber:

  • A escala maior é a primeira das escalas diatônica
  • Outro nome para a escala maior: o modo Jônico
  • A escala maior tem 7 notas
O primeiro e mais simples escala maior é a escala maior C:

C Escala Maior
  • A escala de C maior é a única grande escala que não tem sustenidos (#) ou apartamentos (B). Vamos ver um pouco mais do que isso significa.
  • Se você jogar a escala maior C no piano, apenas notas brancas são usadas (todas as notas brancas).
  • Em solfejo, as notas da escala maior são nomeados assim: Do, Re, Mi, Fa, Sol, La, Si (ou Si)
  • Outra notação que é usado é o seguinte: CDEFGAB
É importante que você é capaz de alternar entre estes dois métodos de notação sem pensar. Você precisa saber que C = Do, D = Re, ...
C D E F G A B
Fazer Re Mi Fa Sol La Ti

Aqui é como a escala maior C é tocada no violão:
C escala maior para violão

Como construir escalas maiores

Todas as escalas maiores têm uma estrutura típica. Vamos dar uma olhada na escala de C maior para descobrir mais sobre essa estrutura:
C D E F G A B C
I adicionou-se uma C no final da escala. Este C é uma oitava acima (12 meios tons) em comparação com o primeiro C. Agora vamos ter um olhar para os intervalos entre as notas da escala de C maior. Um intervalo é a distância entre duas notas.
  • CD: D é de 2 etapas meia maior do que C
  • DE: 2 semitons
  • EF: 1 semitons
  • FG: 2 semitons
  • GA: 2 semitons
  • AB: 2 semitons
  • BC: 1 semitons
Assim, cada nota na escala de C maior é de 2 notas superiores à nota anterior, exceto o F eo C (isto é importante, lembre-se destas duas notas):
C D E F G A B C
-
2 2 1 2 2 2 1
Podemos usar isso como uma fórmula de escala:
 
MaiorFórmula Escala: 2 2 1 2 2 2 1

 E nós podemos usar esta fórmula para a construção de outras grandes escalas. Vamos encontrar a escala maior de D:
  • A primeira nota é, claro: D
  • A fórmula nos diz que a segunda nota é de 2 semitons mais: E
  • A próxima nota também precisa ser dois semitons mais.
    • Lembramo-nos de antes que F é apenas um meio passo mais longe do que E.
    • Para fazer os passos F 2 meia mais, temos de acrescentar um sustenido (#).
    • A sharp acrescenta um meio-tom a uma nota, por isso, quando nós escrevemos F #, isso significa metade passo além do que F.
    • Para resumir: a terceira nota da escala maior D: F #
  • A fórmula nos diz que a nota 4 só pode ser um passo a mais da metade, em seguida, o terceiro. G é de 2 semitons mais longe do que F, mas apenas um meio passo mais longe do que F #, então G é a quarta nota da escala maior D.
  • Nota 5 é de 2 semitons mais: A
  • Nota 6 é de 2 semitons mais: B
  • Nota 7 precisa ser dois semitons mais, mas C é apenas um meio passo mais longe do que B, é por isso que nós precisamos adicionar um acentuado: C #
  • A próxima nota da escala é a mesma nota que o primeiro, mas uma oitava acima e é um passo a mais da metade, em seguida, C #: D
Então aqui está a grande escala D:
D E F # G A B C # (D)
2 2 1 2 2 2 1
Vamos tentar outra escala, a escala maior F:
  • A primeira nota é F
  • A segunda nota tem de ser dois semitons mais: G
  • A terceira nota também: A
  • A quarta nota só precisa ser uma meia passo adiante. B é de 2 semitons mais longe do que A, por isso precisamos adicionar um plano (b) para torná-lo apenas uma metade passo além do A. Assim, a quarta nota é: Bb
  • A quinta nota precisa ser dois semitons mais. C é de apenas 1 metade passo além do que B, mas porque o bemol B estamos ok: C é de 2 semitons mais do que Bb
  • A próxima nota precisa ser dois semitons mais: D
  • A sétima nota é também duas notas mais: E
  • Nós fechamos o círculo, adicionando a primeira nota, mas uma oitava acima. F é um meio passo além do que E.
Os dois seguintes são importantes para lembrar, nós os chamamos de acidentes:
  • #: O sinal afiada: faz uma nota em meio tom maior
  • b: o sinal plana: faz uma nota um semitom menor
Aqui está uma lista de todas as grandes escalas:
C Escala Maior C D E F G A B
D Escala Maior D E F # G A B C#
E Escala Maior E F #  G# A B C# D#
Fá Maior Escala F G A Bb C D E
G Maior Escala G A B C D E F #
A Escala Maior A B C # D E F#  G#
B Escala Maior B C# D # E F # G# A #
C # Escala Maior C# D# E # F#  G# A# B #
Eb Maior Escala Eb F G Ab Bb C D
F # Escala Maior F#  G# A # B C# D# E #
Ab Escala Maior Ab Bb C Db Eb F G
Bb Escala Maior Bb C D Eb F G A

0 comentários

Postar um comentário

Harmomusica

Harmomusica