quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Dissonância e Resolução


Dissonância é o uso de notas que estão fora da tonalidade da música. Por sua vez, a resolução é a volta à consonância, para trazer a melodia de volta para casa. Frases consoante pode parecer muito bom, em pequenas doses, mas rapidamente se tornar tedioso ao longo do comprimento de um solo inteiro.
O contraste entre dissonância e consonância, utilizada em momentos oportunos em um solo, é o que mantém a si mesmo e ao ouvinte interessado. Vamos dar uma olhada em algumas frases, sobre a mesma progressão de acordes, mas desta vez tirar proveito de dissonância.

Harmonia Quartal - Dissonância e Resolução - Intervalo Musical - Modos Gregos

Dissonância e Resolução

Todos os exemplos nesta aula de violão são tocados ao longo de um II VI em Sol Maior:
| Am7 | D7 | Gmaj7 |% | |
Frase 1

G Frase Jónico com Dissonância
  • Barra 1 tem nenhuma dissonância, como indicado pela ausência de acidentes. No entanto, quando bateu vencer um dos dois bar estamos jogando um plano B, que não está na chave de G. Este tom é dissonante e cria tensão na melodia. A última colcheia no bar dois é F natural, este tom também é dissonante. A F natural, parece querer resolver a Fá sustenido, o que ele faz na primeira batida de bar três.

    Mesmo que nós estamos usando notas fora da armadura de clave, ainda soa bem, mas por quê? A razão pela qual ele funciona, é devido à substituição de acordes. Não vamos entrar em qualquer profundidade em substituição acorde aqui, pois é um tópico enorme em si, mas nós podemos ter um olhar para o substituto acordes estão sendo implicado por esta frase.

    Bar One começa em um tom não acordes, em relação ao Am7. A nota B não faz parte do acorde Am7, mas soa bem, porque implica um acorde AM9. Na batida de três nós batemos o terceiro menor da AM9 (C), e mover-se para B novamente na nota final do bar um. Isso reforça o som da AM9 implícita.
  • A primeira nota na barra de dois é um apartamento B, o que implica o acorde D9 foi substituído por um D9 # 5 acorde. O plano B é rapidamente resolvido para o nono (E) para liberar a tensão. Segurando uma nota dissonante por muito tempo muitas vezes pode parecer incorreta ou desagradável!

    O melhor lugar para usar dissonância em uma progressão de acordes é o acorde dominante. Isto é porque o dominante é o acorde menos estável e, naturalmente, quer para resolver.

"Se você acertar uma nota errada, em seguida, fazer o certo com o que você joga depois ..."
- Joe Pass
Frase 2

G Jónico Frase 2 com dissonância
  • Há um um apartamento no bar 1 (bater 2), o que implica o acorde substituto de AmMaj7. A nota A flat é a sétima maior.
  • No bar 2 (bater 1) que desempenham um naturais F implicar uma D7 # 9. No 'e' de batida 3, repetimos o F natural antes resolvê-lo para fá sustenido, na forma de um gabinete Note.

Nota 1

Como mencionado acima, a frase 1 e 2, ambos utilizam o gabinete de síntese.
Um recinto de nota é um agrupamento de três tons, geralmente incluindo um tom dissonante, que resolve para um tom entre as duas notas anteriores.

Parece confuso, então vamos olhar para alguns exemplos básicos em G Jónico:
Nota Caixa exemplo 1
  • No bar 1, enviamos a nota B entre C e B plana. O plano B tom cromático, é jogado sobre o up-beat, o "e" do pulso.
  • No bar 2, enviamos F natural entre G e F afiada. Ambos os exemplos se encaixam perfeitamente sobre o acorde Gmaj7, porque eles resolvem os tons de acordes. Observe que, como os dissonantes (cromáticas) tons estão no up-beat, não há substituição de acordes implícita, mas adiciona sabor a uma frase.
Esta é a forma mais simples de nota gabinete, usando apenas um intervalo de três traste, tornando-o fácil de jogar sem pensar muito.

Aqui está um truque útil para guitarra que faz este tipo de nota recinto fácil de usar:
Em qualquer lugar a escala tem duas notas que são um traste à parte, o tom mais baixo pode ser fechado por um traste acima, e um traste abaixo. Então, olhando para um bar no exemplo, as notas B e C, do modo G Jónico, é um traste de intervalo. Quanto menor o tom B pode então ser colocada entre C (um traste acima) e B plana (um traste abaixo). A seqüência de notas é, então, C, B plana, B.

Nota Caixa Exercício 1

O exercício seguinte é uma boa prática para este tipo de nota recinto, e desbloqueia o seu pleno potencial. Practice agrupamentos com base em dois exemplos anteriores, a adição de um quarto de nota, na assinatura de chave, para o final do recinto nota.
Aqui estão alguns exemplos para você começar:
Nota Caixa Exercício Exemplo
Prática encerrado em diferentes notas da escala, especialmente os tons de acordes da progressão. Além disso, tente jogar os mesmos grupos em outras partes do braço da guitarra. Tal como acontece com o exercício consonância você acabará por ser capaz de ligar esses pequenos agrupamentos em conjunto para criar algumas frases básicas de bebop.

Aqui está uma frase utilizando exclusivamente este tipo de conceito nota recinto, sobre a progressão VI G Jónico II:
Nota gabinete um exemplo Riff

Nota 2: Implicando Chords Substituto

Os exemplos a seguir mostram uma outra forma de nota gabinete que é usado para implicar acordes substitutos. O tom dissonante é jogado.
Dê uma olhada nas seguintes agrupamentos:
Nota Caixa tipo 2 grupos

  • Barras 3 e 4 são as mesmas barras 1 e 2, mas jogado uma oitava acima na posição A Dorico.
  • Jogando bar 1 sobre um acorde Am7 implica substituto do acorde de AmMaj7.
  • Bar 2, quando jogado sobre um acorde Am7 implica substituto do acorde de Am7b5.
Estas substituições implícitas criar uma dissonância muito eficaz sobre o Am7. Os agrupamentos podem ser reproduzidos a partir de qualquer batida, ou para mais variedade, qualquer up-beat. Jogá-los em um up-beat cria muito menos tensão muito parecido com as formas anteriores de nota gabinete.
A frase a seguir usa essa forma de nota gabinete exclusivamente:
Nota recinto 2 exemplo frase
  • Bar 1 implica AmMaj7
  • Bar 2 implica D7 # 11 para duas batidas, seguido por D7b9 por duas batidas.

Nota 3  Combinações

Uma vez que você está confortável com os dois tipos de nota gabinete você vai ter um enorme vocabulário de improvisação para brincar.
Vamos dar uma olhada nas formas de gabinete de notas combinadas em uma única frase:
Nota Caixa Combinação Frase
  • Os dois nota lead-in para o compasso 1 é a nossa primeira forma de nota gabinete.
  • Barras 2 e 3 usar a segunda forma e você vai notar que eles são idênticos ao exemplo anterior acima.
  • No bar 4 jogamos mais dois gabinetes de notas com base na primeira forma.

Como você pode ouvir, a combinação das formas pode produzir uma frase muito mais diversificado e interessante!

Quer saber da escala Alt ou Lidio b7 click aqui

0 comentários

Postar um comentário

Harmomusica

Harmomusica